A Escala Alterada

O acorde Dominante 7, devido à instabilidade provocada pelo trítono nele contido, tem a tendência a resolver 4ª justa acima. Por ser um acorde tão instável, o Dominante 7 aceita a inclusão tanto de tensões naturais como de alteradas, sendo que as Tensões Alteradas, aumentam mais ainda o grau de instabilidade do acorde.

Existe uma escala, que reúne juntamente com o trítono do acorde, todas as tensões alteradas possíveis chamada naturalmente de Escala Alterada .

Eis a fórmula desta escala:

Acontece que se observarmos bem poderemos notar que a Escala Alterada é mesmo que a escala Menor Melódica situada um semitom (meio tom) acima.
Assim G7(alt) = Ab Menor Melódica

A vantagem de enxerga-la por este ângulo é que a Menor Melódica , é uma escala muito mais fácil de se trabalhar do ponto de vista teórico/prático, do que a alterada, até porque uma das maneiras de se encarar a Menor Melódica , é como uma Escala Modelo Maior , com a terça menor.

Exemplos em Dó:

 
Em breve a continuação dessa aula, mostrando a relação destas escalas com a escala Lídia com 7 Menor .
 
Se quiser ser avisado sobre a próxima dica clique aqui >>
 
Dicas anteriores:

O Acorde men7(b5) e o Dom7